GRÃO-MESTRE APRESENTA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2008 PARA ASSEMBLÉIA ESTADUAL LEGISLATIVA

segunda-feira, 16 de março de 2009

GRÃO-MESTRE APRESENTA RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE 2008 PARA ASSEMBLÉIA ESTADUAL LEGISLATIVA



Por ocasião da sessão do mês de março, a Poderosa Assembléia Estadual Legislativa recebeu o Eminente Grão-Mestre Eurípedes Barbosa Nunes, que cumprindo um dispositivo constitucional, esteve presente com todo Secretariado Estadual, Veneráveis-Mestres de 45 Lojas Jurisdicionadas ao GOEG, Assessores, Presidentes dos Tribunais de Justiça, Eleitoral e de Contas, Procurador Estadual, Conselheiros e Irmãos de várias Lojas Maçônicas. Oportunidade em se fizeram presente 98 Veneráveis Deputados Estaduais.

As atividades desenvolvidas em 2008 no Grande Oriente do Estado de Goiás, foram pontuadas pelo Grão-Mestre Barbosa Nunes como objetivos alcançados pelos Três Poderes, Lojas Maçônicas e Irmãos em geral. Assim numerandos:

1. Permanente apelo pela unidade do Grande Oriente do Estado de Goiás
2. Êxito da Campanha “ Não seja somente 1. Você pode ser o dobro”, que redundou no maior crescimento da história do Grande Oriente do Estado de Goiás e que nos possibilitará em assim continuando chegarmos ao final deste ano a 5000 obreiros
3. Criação e funcionamento das Coordenadorias Regionais, em número de 18, que estão sendo veículos de congregação das Lojas, apoio aos Veneráveis e descentralização de nossas atividades. Dos 18 Coordenadores eu vos apresento 12 que aqui se encontram presentes. Mario da Costa Vidica (Região Sul), Milton Bueno de Faria (Região Goiânia 1), Osemar Nazareno Ribeiro (Região Goiânia 2), Jacio Geraldo Costa (Região Aparecida de Goiânia), Atanair Vieira do Carmo (Região Morrinhos), Wilson Rosa (Região Anápolis), Marcos Antonio Ferracini Antunes (Região Vale do São Patrício), Ely Eustáquio da Silva (Região Luziânia), José Viana Borges (Região Pires do Rio), Renato de Paula Silveira (Região Inhumas), Jimmy Reile Nogueira (Região Palmeiras) e Marco Antonio Nogueira (Região Palácio Maçônico).
4. Instituição e funcionamento do site do GOEG, que hoje está tendo uma média de 140 acessos por dia. É na verdade o instrumento de transparência, divulgação e comunicação que interliga todos os Maçons de Goiás. É considerado o melhor site da Maçonaria Brasileira.
5. Estamos recebendo apoio integral do Soberano Grão Mestre Marcos José da Silva, que nos próximos dias em visitas às Lojas de Iporá, Goiatuba e Rianapólis, atingirá 13 vindas à Goiás, antes de completar 1 ano de mandato.
6. Instituição de Maçonaria Contra a Dengue e fortalecimento de Maçonaria Contra as Drogas, este último uma marca de credibilidade da Maçonaria Brasileira, que para o orgulho dos Maçons Goianos aqui foi fundado.
7. Encaminhamento e discussão sobre o orçamento de 2009, em que o Executivo e o Legislativo chegaram ao consenso daquilo que melhor seria em termos de contribuição para os nossos Irmãos. Muito agradecemos pelo interesse dos Veneráveis Irmãos Deputados.
8. Instituição da Medalha Jair Assis Ribeiro, aprovada que foi por este Poder, será por justiça transformada em homenagem de cunho nacional.
9. Peregrinação constante pelas Lojas Maçônicas, apoiando-as e incentivando-as, como células mais importantes da nossa Ordem, pois é ali que se pratica a verdadeira maçonaria, com sacrifício e dedicação dos Irmãos.
10. Permanente solidariedade ao Irmão Geraldo Gonçalves. Inicialmente junto a OAB, de onde saiu indicado em lista sêxtupla. Posteriormente no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, quando indicado em primeiro lugar na Lista Tríplice, foi seu nome enviado ao Governador do Estado de Goiás.
11. Governador este que integra o Grande Oriente do Estado de Goiás, através da Loja Maçônica Harmonia e Verdade de Santa Helena de Goiás. Nesta fase, novamente o Grande Oriente do Estado de Goiás e a Grande Loja do Estado de Goiás, somaram todas as suas forças para que chegasse ao primeiro mandatário do nosso Estado, a manifestação fechada de apoio ao Irmão Geraldo Gonçalves, com a participação de inúmeros Irmãos do meio político, social, financeiro, jurídico e inclusive do nosso Soberano Grão-Mestre Geral, Irmão Marcos José da Silva.
12. Na última sexta feira, dia 06 de março, ficamos mais cientes da consideração e apreço do nosso Irmão Governador. Após pessoalmente dar a noticia ao Irmão Geraldo Gonçalves, que ele havia sido nomeado Desembargador, por Decreto já assinado, o Irmão Alcides Rodrigues Filho nos telefonou em nossa residência, e de viva voz nos comunicou da nomeação, pelo que muito agradecemos. Enfatizamos ao Irmão Governador que o Irmão Geraldo Gonçalves da Costa, não iria em momento nenhum, pela sua história e competência, deixar de fazer jus a esta nova missão.
13. Em momento oportuno, constituiremos uma Comitiva Maçônica para agradecer ao Irmão Alcides Rodrigues Filho, Governador que é exemplo para o Brasil como cidadão reto, equilibrado e que goza do respeito da comunidade goiana. Serve de exemplo para nos Maçons, quando ele afirma sobre eleição do seu sucessor e ele responde: A hora é de trabalho, deixemos este assunto para o momento oportuno.
14. Aqui no Grande Oriente do Estado de Goiás, cuja eleição para nosso sucessor também se realizará na mesma época, pedimos a todos que adotemos o mesmo procedimento e até nos mirando no exemplo da última eleição da Grande Loja, em chapa única e com muita harmonia. Nós como Grão-Mestre não nos abdicaremos de conduzir este processo, para unidos continuarmos e mesmo com mais de uma chapa, seremos o condutor com posição definida.
15. O relacionamento Executivo, Legislativo e Judiciário, em momento nenhum foi tão unido, agradável e benéfico para o GOEG, o que muito nos alegra e justifica um agradecimento especial aos presidentes de poderes aqui presentes.
16. O Conselho Estadual do Grande Oriente do Estado de Goiás, presidido pelo Poderoso Irmão Euwaldo Vaz, teve intensa atividade, inclusive relatando 107 processos de regularizações, o que muito contribuiu no nosso crescimento. Presentes aqui os conselheiros João Batista Machado (Morrinhos), Olavo Junqueira de Andrade (Goiatuba), Evodio Bernardino (Loja Liberdade e União) e Claudio Pereira Teles (Loja Elias Gabriel).
17. Tivemos um cuidado especial na documentação juntada nas prestações de contas, não tendo nenhuma despesa sem a explicação da origem e constando sempre a nota fiscal.
18. O Instituto Libertas vai caminhando no sentido da regularização da valiosa área onde é instalado, trabalho este de comissão conjunta do Grande Oriente e Grande Loja, dela fazendo parte o Venerável Deputado desta Casa Lazaro Naves.
19. Temos nos entregado diuturnamente à missão, mantendo acesso fácil e imediato ao nosso Gabinete, permanentemente e totalmente aberto aos Irmãos. Somos Grão-Mestre 24 horas por dia e com dedicação total.
20. Passamos a fazer parte da campanha do Ministério Público do Estado de Goiás intitulada “O que você tem a ver com a corrupção”, nos posicionando de forma clara contra as mazelas que estão acontecendo na sociedade brasileira.
21. Em cumprimento a Constituição do Brasil e do Estado de Goiás, já foram dispensadas contribuições de mais de 100 Irmãos, que estão em faixa de idade física superior a 70 anos e 35 anos de vida maçônica ininterruptas. Dispensas estas, que pela nossa idade em Goiás, deverão alcançar um número superior a 400 Irmãos.
22. Todo e qualquer Irmão, visitante ou transeunte no prédio na sede do GOEG e em sua área, estão cobertos pela assistência de urgência e emergência da UTI VIDA, conforme cartazes e orientações afixadas pelos diversos pontos do Palácio Nasseri Gabriel. Trabalho intenso do Secretario Estadual de Previdência e Assistência Francisco Bruno, seu Adjunto João Ricardo Podestá e do Coordenador da sede Marcos Nogueira.
23. A meta para este final de ano, na seqüência de iniciações que vão acontecendo é nos aproximarmos de 5 mil Obreiros no Grande Oriente do Estado de Goiás.
24. Mas temos uma grande preocupação que é a respeito do PEMEG, que há cerca de 08 anos atrás tinha 09 mil associados. Nesta data de hoje 6.301. É preciso salvar o PEMEG, através de alterações no seu Estatuto, pois o PEMEG é a única presença que a Maçonaria pode fazer, no momento de dificuldades de uma família que perde um Irmão. Temos a certeza e confiamos no Irmão Hélio Chacon Navas, atual vice presidente, membro desta Casa e que será o próximo Presidente na seqüência rotineira de chapa única, de consenso e já indicado pelo Grande Oriente do Estado de Goiás, formada pelo GOEG e Grande Loja, haverá de buscar e encontrar uma solução para esta preocupação de todos nos.

Os Irmãos Barbosa Nunes e Mauro Marcondes, conforme seus pronunciamentos,estão realmente propugnando por uma união total de nosso GOEG, assim também como estão os Presidentes dos Tribunais de Justiça, Eleitoral e de Contas.



.

.