Novo site da Loja Maçônica “Lealdade e Justiça 2º”

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Novo site da Loja Maçônica “Lealdade e Justiça 2º”


A Loja Maçônica “Lealdade e Justiça 2º” e federada ao Grande Oriente do Brasil e Jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Goiás.



A MAÇONARIA EM ANÁPOLIS

A Maçonaria de Goiás, iniciou-se com a fundação da Loja. Simbólica Asilo da Razão, em 1835, na cidade de Goiás antiga Vila Boa, até hoje em plena atividade, o Poderoso Irmão Luiz Caiado de Godoy, foi iniciado nessa Loja, no dia 22 de setembro de 1922.

A loja “Lealdade e Justiça” foi fundada no dia 05 de setembro em 1933, sob os auspícios da Mui Sereníssima Grandes Lojas do Estado de Minas Gerais, sendo seus fundadores Jad Salomão (falecido), Francisco Juarez (falecido), Silvio Lorena Lage, avô de Otávio Lage (falecido). Dr. José Lorenço Dias, este o autor do nome de Lealdade e Justiça (falecido), Manoel Pereira Guimarães (Dedé) (falecido), Dr. José Fernandes Valente, iniciado e colado nos três graus Simbólicos no mesmo dia (falecido), Dr. Luiz Caiado de Godoy o secretário que lavrou a primeira ata de fundação. A sessão de fundação foi presidida pelo Irmão Gerson Costa, membro da Loja Brasil Central do Oriante de Araguari, Estado de Minas Gerais e delegado do Sereníssimo Grão Mestre da Mui Resp. Grandes Lojas do Estado de Minas Gerais, com a renúncia do Venerável Mestre o Irmão Jad Salomão. A loja ficou inativa por algum tempo, mas pelo mesmo delegado, o Poderoso Irmão Gerson Costa, foram iniciados os Irmãos: Professor João Luiz de Oliveira, Dr. Lindolfo Pereira da Silva, Dr. Brasil Xavier Nunes e desta forma continuou funcionando com toda a força e vigor.

Em 1937 o Conselho de Segurança Nacional, por proposta de seu membro General Newton Cavalcante, resolveu mandar fechar a Maçonaria por ser contrária ao regime em vigor no Brasil, àquela época. A loja já contava com 26 membros e funcionava na Rua Nilo Peçanha (hoje Tonico de Pina) esquina com a Rua Xavier Curado (hoje Cel Aquiles de Pina), onde foi forçada a interromper os seus trabalhos. O material da Maçonaria foi guardado na casa do Dr. Luiz Caiado de Godoy, quando foi entregue o templo onde funcionava. As reuniões fraternais continuaram sem caráter ritualístico, nas casas dos irmãos, até que no dia 3 de março de 1940, em memorável reunião resolveu-se adaptar um Templo. E em 29 de maio de 1940, já ficou instalada na Rua Mato Grosso (hoje Quintino Bocaiúva). O terreno definitivo foi adquirido no dia 09 de outubro de 1939, por compra do Sr. Joaquim Firmo de Velasco e sua mulher Dona Ana da Costa Velasco, pela importância de Cr$ 600,00 (Seiscentos Cruzeiros) medindo 20m de frente por 40m de fundos, situado na Rua 14 de Julho onde se ergue o majestoso Templo de Lealdade e Justiça 2º. O título está transcrito no Registro de Imóveis no Livro 3-N sob o nº 7.382.

Em fins de 1940, a loja “Lealdade e Justiça” resolveu desligar-se das Sereníssimas Grandes Lojas do Estado de Minas Gerais e daí começaram as demarches, para a sua filiação ao Grande Oriente do Brasil e para isso, no dia 25 de Janeiro de 1941, o Poderoso Irmão Dr. Luiz Caiado de Godoy, como V. Mestre mandou chamar os integrantes da Loja Liberdade e União do Oriente de Goiânia que compareceram ao Templo os Poderosos Irmãos Dr. Geraldo Rodrigues dos Santos, Divino José de Oliveira, Floriano Ribeiro Rodrigues, João Pedatela Junior e Angelino Pires.

Por essa época, 12 irmãos pertencentes ao Grande Oriente do Brasil, haviam fundado em Anápolis a Loja Simbólica “General Moreira Guimarães”, não tendo, porém, organizado seu templo.

Logo depois, em memorável sessão conjunta das duas lojas, ficou deliberado a fusão das oficinas, com 45 obreiros, sendo 33 da Lealdade e Justiça e 12 da Loja “General Moreira Guimarães”, passando a denominar-se Loja Maçônica “Lealdade e Justiça 2º”, visto já existir uma outra de igual nome no Estado de Santa Catarina, sob a jurisdição do Grande Oriente do Brasil.



Museu Irmão Serafim Garcez Pimenta

Fundado em julho de 2002, o Museu Irmão Serafim Garcez Pimenta, o 1º Museu e Biblioteca Maçônico do Estado de Goiás, com isto resgatando a memória de saudosos Irmãos que já partiram para o Oriente Eterno. A Loja Maçônica Lealdade 2ª, foi agraciada com varias comendas e títulos tais como : Diploma de Sócio Benfeitor da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela do Oeste de Ribeirão Preto- SP, concedido em 13 de agosto de 1949; Benemérita da Ordem, concedida pela Grande Oriente do Brasil, em 25 de novembro de 1950; Comenda de contribuição pela construção do Templo da Augusta Respeitável Loja Simbólica 6 de Julho Nº 27 de Oriente de Uberlândia - MG em 06 de julho de 1980; Título de Benfeitora da Ordem, concedido pelo Grande Oriente do Brasil, em 31 de agosto de 1983; Título de Dedicação Maçônica, concedido pelo Grande Oriente do Estado de Goiás, em 14 de outubro de 1998; Medalha do Mérito Legislativo, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, concedido pela Assembléia do Estado de Goiás, por ter sido a 4º Loja Maçônica fundada no Estado, em 21 de agosto de 2000 e Título Guardiã da Pátria, Memória Nacional do Mérito Cívico Apejotista, concedido pelo Grande Oriente do Brasil, em 23 de novembro de 2001.



Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva

O abrigo dos Velhos professor Nicephoro Pereira da Silva, que serve de amparo à velhice de ambos os sexos, foi inaugurado no ano de 1948, que tinha como presidente o Poderoso Irmão. Ariowaldo Tahan, que posteriormente foi Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás. É uma obra que constitui justo orgulho para a Maçonaria Goiana e Brasileira, que veio enriquecer o patrimônio de Anápolis, no campo da Assistência Social.

A loja Maçônica “Lealdade e Justiça 2º”, tem também sob sua proteção e a manutenção, escolas 1º e 2º graus, Escola Maçônica São Francisco de Assis e Escola Maçônica André Luiz, em convênio com a Secretaria de Educação do Município de Anápolis. São obras filantrópicas de grande alcance social, que prestam relevantes serviços à nossa comunidade, atualmente administradas pela diretoria do Abrigo dos Velhos.




Conheçam o site de umas das lojas maçonicas mas antigas do Brasil com 75 anos de fundação.
http://www.lealdadeejustica.com.br/

.

.